Avançar para o conteúdo principal

Concurso de quadras populares das Festas D'Agonia


O concurso de quadras populares, alusivas às Festas de Nossa Senhora da Agonia, é organizado pelo jornal “A Aurora do Lima”, com a finalidade de incentivar a Cultura Popular e, simultaneamente contribuir com mais um motivo de interesse sobre as Festas da Cidade.
A exemplo de anos anteriores, o concurso deste ano, a XXIV edição, contou de novo com centenas de autores.
As quadras classificadas nos primeiros cinco lugares foram:

1ª Classificada

CHINELAS, MEIAS DE RENDA,
TRAJE LINDO, BELO ROSTO…
- É VIANA NUMA LENDA
QUE SE CONTA EM CADA AGOSTO.
Porfírio Miranda

2ª Classificada

FUGIU O MEU CORAÇÃO,
FOI ÀS FESTAS D’AGONIA,
NO MEIO DA MULTIDÃO
EM TEU PEITO SE ESCONDIA.
Luar

3ª Classificada

A PROCISSÃO VAI AO MAR,
MAS LOGO VOLTA À RIBEIRA,
MEU AMOR VEM NAVEGAR,
NO MEU BARCO A VIDA INTEIRA!
Euclides Rios

4ª Classificada

NO ARDER DA CACHOEIRA
EU DEI-TE MINHA MORADA
VI-TE PÔ-LA N’ALGIBEIRA
AO AMOR ACONCHEGADA.
José Bacelar

5ª Classificada

ANTES DE MORRER NO MAR,
SUBIA O FOGO DO MEIO;
MAS DESCIA O MEU OLHAR
PARA VIVER NO TEU SEIO.
Euclides Rios

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

As veigas na primavera

Caminhando pelas veigas de Areosa/Carreço, Viana do Castelo, você encontra cenários assim. Não é possível passarmos por elas, sem nos determos a observá-las. 📸 9 abril 2026 | @olharvianadocastelo