Avançar para o conteúdo principal

Obras na Praia Norte novamente adiadas


Os vianenses vão ter de esperar pelo próximo ano para ver realizada a requalificação da Praia Norte, em Viana do Castelo. 

Clique AQUI e veja como se prevê que fique a Praia Norte, após a intervenção. 

"O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou ontem que questões burocráticas, decorrentes do concurso público para as obras de requalificação da Praia Norte, estiveram na origem do adiamento do início da intervenção para o próximo ano. 
“Estamos numa fase em que há muitas empresas a concorrer a obras públicas. Nesta obra tivemos mais de 20 empresas. Foi um processo que teve muitas reclamações e que obrigou a muita análise jurídica, e isso levou a que se atrasasse o processo de decisão, porque temos de cumprir a lei, e os procedimentos administrativos”, explicou José Maria Costa. 
Segundo o autarca socialista, o atraso no processo conduziu ao cancelamento daquele concurso público, face à impossibilidade de cumprimento do prazo de conclusão da obra, final de 2015, o que colocava em risco os fundos da candidatura apresentada ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT). 
“Por falta de tempo útil deste programa comunitário, que termina já em dezembro, não havia tempo para as fazer. As instâncias de gestão dos fundos comunitários deram o alerta – não só a esta obra mas a outras noutros concelhos – de que haveria o risco de a obra não poder ser concretizada até final do ano, o que levaria a que perdêssemos todo o financiamento “, explicou. 
Em causa está a obra de requalificação da Praia Norte, que vai ser realizada ao abrigo da sociedade Polis Litoral Norte, num investimento de 2,6 milhões de euros. A intervenção deveria ter começado em abril passado, prevendo-se na ocasião a sua conclusão até ao final deste ano. 
A intervenção, contestada por um movimento cívico que critica o que considera ser “o fim do estacionamento junto ao mar”, que existe naquela zona, integra agora o Plano de Atividades e Orçamento (PAO), hoje aprovado, em reunião do executivo, pela maioria socialista. 
No final daquela sessão camarária, aos jornalistas, José Maria Costa explicou que município “está a preparar, neste momento, uma nova candidatura, desta feita, ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). 
“Já está o aviso aberto, e é nesse aviso que vamos incluir a execução destas obras, que vão decorrer no próximo ano, disse, adiantando que a decisão do adiamento da obra “foi tomada pelo do Ministério do Ambiente, após ter ouvido a sociedades Pólis e os municípios acionistas”. 
“Foi isso que foi feito na Polis Litoral, que tem intervenções nos concelhos de Caminha, Viana e Esposende, que vão transitar de um quadro para o outro, garantindo-se exatamente o mesmo nível de financiamento mas com um "timing" mais adequado, sem correr riscos de perder parte do financiamento”. 
José Maria Costa adiantou que “o processo de candidatura deverá estar concluído até final do ano, para ser lançado novo concurso público”. 
“A definição dos prazos da obra será feita em função desse novo concurso”, disse. 
A intervenção, alvo de contestação por um movimento cívico local critica o que considera ser “o fim do estacionamento junto ao mar”, que existe naquela zona, vai abranger uma área equivalente a cinco campos de futebol. 
As obras contemplam duas fases, que vão decorrer em simultâneo, uma para defesa da zona costeira e outra de requalificação daquela zona balnear. 
O projeto prevê a demolição dos três atuais espaços de restauração, que serão relocalizados nas novas “praças”. 
O projeto prevê ainda “um calçadão junto ao mar” e, além das “praças”, vários espaços verdes."

Comentários

  1. As obras na praia Norte, vão ser iguais ás da POLIS no Campo da Agonia e no largo de Stª Catarina.Adiadas sine die.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

A magia do Natal está de regresso à Praça

Com a chegada da época mais especial do ano, está de volta à Praça da República de Viana do Castelo, a Praça Natal. De 02 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a principal Praça da cidade vai estar decorada com motivos alusivos à época natalícia. Não vão faltar a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Presépio e também um Carrossel que vai proporcionar aos mais pequenos momentos de diversão e alegria. Refira-se, que a Praça Natal faz parte do evento “Viana, Coração do Natal”, que apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos da programação.