Avançar para o conteúdo principal

Viana mistura culturas no Festival Internacional de Folclore


A 20.ª edição do Festival Internacional de Folclore Alto Minho que decorre de 30 de agosto a 4 de setembro, terá a participação de seis grupos estrangeiros e três do concelho de Viana do Castelo.
Turquia, Espanha, Bulgária, Sri Lanka, Geórgia e Quénia são os países que vão ter grupos neste Festival Internacional de Folclore, que vai também contar com as participações do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães, Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva e Grupo Folclórico de Viana do Castelo. 
Viana do Castelo vai tornar-se o palco de um grande encontro de culturas, com todos os grupos a promoverem os seus costumes e a beleza da sua etnografia. Seis dias de muita cor e dança, com o folclore nacional e internacional a animar o público ao longo do Festival. 

ALGUNS DESTAQUES DO PROGRAMA: 
Terça-feira - 30 de Agosto 
22H00 - GALA DE ABERTURA, na Praça da República em Viana do Castelo
Participação dos Grupos Folclóricos dos países visitantes Espanha, Turquia, Bulgária, Sri Lanka, Quénia e Geórgia.

Quarta-feira - 31 de Agosto 
14H30 - GALA SÉNIOR, no Centro Cultural de Viana do Castelo 
Participação dos grupos de: Bulgária, Espanha, Geórgia, Quénia, Sri Lanka e Turquia.
Espetáculo dedicado ao público sénior.
22H00 - GALA DO CORAÇÃO ABERTO AO MUNDO, no Centro Cultural de Viana do Castelo
Apresentação de talentos da comunidade imigrante em Viana do Castelo e com a participação especial de componentes dos grupos participantes do Festival, no âmbito do Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes.

Sábado - 3 de Setembro 
11H30 - “ENSINA-ME, EU DOU-TE A MÃO”
Convívio de danças onde os grupos folclóricos que nos visitam estarão à disposição de todos para demonstrar e ensinar as suas danças nos seguintes locais da cidade de Viana do Castelo: Largo de São Domingos; Praça da Liberdade e Passeio das Mordomas da Romaria.
22H00 - GALA DE DESPEDIDA na Praça da República em Viana do Castelo 
Atuação de todos os grupos dos países participantes: Turquia, Espanha, Bulgária, Sri Lanka, Geórgia, Quénia e ainda PORTUGAL.

NOTA: Em caso do tempo o não permitir, as Galas anunciadas para a Praça da República, serão transferidas para o Teatro Municipal Sá de Miranda.
Bilhetes à venda em bilheteiras nos locais do espetáculo. 

Consulte o programa completo deste Festival, AQUI.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.