Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Parque Ecológico Urbano deverá abrir “em breve” sem as restrições atuais

Inaugurado em março de 2008, o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo (PEUVC), integrado no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), é um espaço dedicado ao recreio e lazer, e a atividades de educação ambiental, e de investigação científica e conservação da natureza. Projeto orçado em cerca de dois milhões de euros, ocupa uma área de aproximadamente 23 mil metros quadrados na zona das Azenhas D. Prior.
Desde a data da sua inauguração que o acesso ao espaço tem sido muito restrito, situação que poderá em breve ser alterada com a aprovação da proposta de Regulamento Municipal do Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo (PEUVC), cujo período de discussão pública está a decorrer até ao dia 24 de julho de 2018 e que vai permitir a abertura daquele parque à comunidade sem as condicionantes específicas em vigor.
O PEUVC é constituído pelas seguintes áreas: Espaço de informação; espaço de merendas; espaço de leitura; parque de recreio juvenil; parque de recreio infantil; cafetaria; espaço agrícola; edifício de apoio agrícola; observatórios; prado; zona de conservação e caminhos de circulação.
Recebeu o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, na categoria de Parques e Jardins, em 2009, atribuído pela Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas e pelo Jornal Arquiteturas.
Recebeu uma menção honrosa na categoria de Melhor Serviço de Extensão Cultural dos Prémios APOM, em 2011, atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia.
Algumas imagens atuais do Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo (PEUVC).

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)












Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.