Quarenta e seis propostas concorrem ao prémio de melhor cartaz para a Romaria d’Agonia 2021

Este ano foram 46 diferentes propostas, de 31 autores, que se apresentaram ao concurso que visa selecionar um cartaz original para divulgar a Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia a nível Nacional e Internacional.

Para a escolha do cartaz de 2020, a Comissão de Festas recebeu 21 propostas de cartaz, de 16 autores.

O vencedor do concurso será dado a conhecer publicamente após a reunião decisória do Júri, que terá lugar durante o mês de Junho.

O prémio pecuniário atribuído ao vencedor será no valor de 500,00€ e o cartaz será o “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

A festa vai decorrer este ano de 19 a 22 de agosto, em Viana do Castelo, com um programa ao vivo e alguns momentos apenas ‘online’, em função da evolução da pandemia de covid-19.
Depois do mote “Sentir as festas d’Agonia” em 2020, que pela primeira vez em quase 250 anos deixou a Romaria sem público, para prevenir a transmissão da doença, a Comissão de Festas admite que nesta edição já será possível também vivê-las, com alguns eventos, nomeadamente no Centro Cultural da cidade e ao ar livre na componente religiosa, mas embora ainda com restrições.
É o caso da Festa do Traje ou dos já tradicionais concertos da Romaria, com os Sons do Minho e Augusto Canário e Amigos, que em 2020 também aconteceram, mas apenas em formato ‘online’, e que este ano deverão ter público.

Dentro da habitual programação também deverá realizar-se uma Feira de Artesanato, com horários de funcionamento e circuitos previamente estabelecidos, para evitar aglomerações e cumprir as orientações da Direção-Geral de Saúde.
Em função da evolução da pandemia, a Comissão de Festas, a VianaFestas e a Câmara Municipal estão a equacionar a realização de outros momentos habituais da Romaria, cumprindo as orientações oficiais em matéria de saúde pública.

A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia realiza-se, anualmente, na cidade de Viana do Castelo, desde 1772 e desde 1783 que ocorre em agosto.

As imagens seguintes mostram os cartazes vencedores nos últimos cinco anos (2016 a 2020).






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os terrenos da antiga SOMARTIS vão voltar a ganhar vida

Sondagem: Socialistas lideram em Viana do Castelo

Da antiga SOMARTIS nem a chaminé escapou à demolição

Viana vai ter uma nova ponte sobre o rio Lima

Dia Internacional de Limpeza Costeira