Avançar para o conteúdo principal

Quarenta e seis propostas concorrem ao prémio de melhor cartaz para a Romaria d’Agonia 2021

Este ano foram 46 diferentes propostas, de 31 autores, que se apresentaram ao concurso que visa selecionar um cartaz original para divulgar a Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia a nível Nacional e Internacional.

Para a escolha do cartaz de 2020, a Comissão de Festas recebeu 21 propostas de cartaz, de 16 autores.

O vencedor do concurso será dado a conhecer publicamente após a reunião decisória do Júri, que terá lugar durante o mês de Junho.

O prémio pecuniário atribuído ao vencedor será no valor de 500,00€ e o cartaz será o “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

A festa vai decorrer este ano de 19 a 22 de agosto, em Viana do Castelo, com um programa ao vivo e alguns momentos apenas ‘online’, em função da evolução da pandemia de covid-19.
Depois do mote “Sentir as festas d’Agonia” em 2020, que pela primeira vez em quase 250 anos deixou a Romaria sem público, para prevenir a transmissão da doença, a Comissão de Festas admite que nesta edição já será possível também vivê-las, com alguns eventos, nomeadamente no Centro Cultural da cidade e ao ar livre na componente religiosa, mas embora ainda com restrições.
É o caso da Festa do Traje ou dos já tradicionais concertos da Romaria, com os Sons do Minho e Augusto Canário e Amigos, que em 2020 também aconteceram, mas apenas em formato ‘online’, e que este ano deverão ter público.

Dentro da habitual programação também deverá realizar-se uma Feira de Artesanato, com horários de funcionamento e circuitos previamente estabelecidos, para evitar aglomerações e cumprir as orientações da Direção-Geral de Saúde.
Em função da evolução da pandemia, a Comissão de Festas, a VianaFestas e a Câmara Municipal estão a equacionar a realização de outros momentos habituais da Romaria, cumprindo as orientações oficiais em matéria de saúde pública.

A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia realiza-se, anualmente, na cidade de Viana do Castelo, desde 1772 e desde 1783 que ocorre em agosto.

As imagens seguintes mostram os cartazes vencedores nos últimos cinco anos (2016 a 2020).






Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Semana da Moda de Paris conta com bordados de Viana do Castelo

VALQUÍRIA MISS DIOR é a peça de arte instalada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos no desfile da Dior, a decorrer esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, e inserida na Semana da Moda de Paris. A peça de arte, em formato gigante, foi feita com os tecidos da coleção concebida por Maria Grazia Chiuri e com croché de lã, pedraria e bordados de Viana.  Foto: Facebook de Joana Vasconcelos