Avançar para o conteúdo principal

Já é conhecido o cartaz deste ano da Romaria d’Agonia

Foi na manhã deste sábado, 6 de julho, apresentado no Coreto do Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, o cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2024, considerada por muitos como “a maior Romaria de Portugal”. Este ano a Festa Maior da cidade realiza-se de 14 a 22 de agosto.

O cartaz deste ano é da autoria da Blisq, empresa de comunicação da cidade que o elaborou por convite e foi escolhido entre três propostas.

Gabriela Morais Sampaio, de 26 anos, é a Mordoma escolhida para o cartaz deste ano. Residente em Vila Nova de Anha e gerontóloga de profissão.

A Mordoma do cartaz foi selecionada, no passado mês de maio, numa cerimónia que juntou 20 candidatas, que antecedeu a conceção do cartaz a que a mordoma dá o rosto. O júri decidiu por unanimidade e Gabriela concretiza o sonho de representar as mulheres de Viana do Castelo.

Gabriela enverga o traje de lavradeira vermelho, característico da freguesia de Carreço, uma indumentária que data dos finais dos anos 30 e início dos anos 40.

Conheça o programa da Romaria d'Agonia 2024 AQUI.








MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Floreiras? Pilaretes?

Vocês achavam mesmo que me iam impedir de estacionar em cima do passeio? Rua Gago Coutinho  Viana do Castelo  📸 12 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Ex-líbris de Viana com novo púlpito e cadeira em granito

Inserido num contexto de valorização do espaço, a imponente Basílica de granito dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, erguida no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, tem um novo púlpito e cadeira ambos em granito, que substituíram os anteriores elementos em madeira. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já é conhecido o rosto do cartaz da Romaria d'Agonia 2026

Mafalda Brandão, de 21 anos, natural de Areosa, Viana do Castelo, foi a Mordoma escolhida entre as 20 finalistas das 46 participantes no concurso da edição deste ano da Romaria d'Agonia.  Agora que está escolhida a “Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026”, a VianaFestas convidará três ilustradores a desenvolver propostas para o cartaz oficial, tendo como figura central a jovem selecionada. Entre as propostas apresentadas será escolhida a imagem que irá promover a Romaria de 2026 pelo mundo. A apresentação pública do cartaz oficial da Romaria d’Agonia 2026 está agendada para o dia 30 de maio. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 realiza-se de 15 a 23 de agosto, em Viana do Castelo.

“Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível” (Fernando Pessoa)

Do complexo turístico do Luziamar, no Cabedelo, na vila de Darque, Viana do Castelo, já só restam paredes… com histórias para contar. Abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Equipamento com várias valências, ficou famoso pela sua discoteca, umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. O que é verdadeiramente bom não precisa durar para sempre para ser especial. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo