No dia 25 de março de 1887 era inaugurada a estação ferroviária de Viana do Castelo. Construída entre 1878 e 1882, foi aberta ao público em 1882. Localizada no coração da cidade, foi projetada pelo Eng.º Alfredo Soares.
Lugar de partidas e chegadas, de reencontros e separações, foi considerada por Ramalho Ortigão, escritor e jornalista, “uma das maiores e a mais bela do País”, segundo um texto datado de setembro de 1885.
“O viajante é agradavelmente surpreendido, logo ao chegar, pelo aspecto da gare, uma das maiores e a mais bela do País. Esta construção, dirigida por um jovem engenheiro do Porto, reúne a uma perfeita elegância de linhas gerais e a uma harmonia de proporções a mais esmerada mão-de-obra, o mais fino acabamento de todos os detalhes. O granito empregado é o mais belo que se pode ver, e o modo como ele se acha trabalhado desafia toda a comparação.” (Ramalho Ortigão, in As Farpas)
Presentemente, está a decorrer a construção de uma unidade hoteleira, o "Axis Avenida", que vai ocupar parcialmente três edifícios da estação, sendo no entanto mantidos os serviços ferroviários prestados na estação de Viana do Castelo, embora relocalizados em diversas zonas do edifício.
📸 março 2026 | @olharvianadocastelo















